27 January 2013

Granola


Bom Domingo!

Hoje foi daqueles dias em que ir ao supermercado inspirou! (para dizer a verdade sou tão viciada em comida que o difícil é que um qualquer supermercado, mercearia ou praça em ruínas não me faça ficar em pulgas...) Mas hoje saí dali disparada para a cozinha para pôr as mãos na massa.
Sou consumidora ávida de granola. Há muito tempo que dizia que ia fazer a minha própria, home-made, com os ingredientes que prefiro e acho melhores. Há tempo demais!

Hoje muni-me de:
. 1 caneca de flocos de aveia
. 1 caneca de flocos de centeio
. 1 chávena de café de sementes de linhaça
. 1 chávena de chá de banana desidratada picada grosseiramente
. 1 chávena de chá de bagas goji
. 1/2 chávena de chá de mel
. 1/2 chávena de chá de óleo de côco
. 1 chávena de café de arandos (cranberries) picados grosseiramente
. 1 chávena de chá de avelãs (porque eu adoro, mas para um sabor mais equilibrado sugiro uma chávena de chá) laminadas
--- Gosto da granola muito pouco doce, mas se preferir, junte açúcar mascavado ou demerara, ou até mesmo maple syrup!

Depois da fotografia bonitinha foi a vez de atirar todos os secos para uma taça, dar uma mexidela, e depois juntar o mel e o óleo de côco quentes (microondas serve perfeitamente, é só para ficarem mais líquidos)
Envolver tudo com uma colher/espátula e deitar a mistura num tabuleiro de forno revestido com papel vegetal.
Pomos no forno a 130ºc durante 45min-1hora. Muito Importante ir mexendo de 10 em 10 minutos!
Quando sai, basta deixar arrefecer até morno e guardar numa caixa fechada hermeticamente. Guarda-se durante muito tempo, especialmente no frigorífico pois, como tem frutos secos, há a hipótese de ficar ranço se estiver guardado sob as condições erradas.

Qual é a sua receita preferida de granola? Já experimentou?
<3 jo

20 January 2013

Sopa de sobras com guarnição do que há cá!

Bom Domingo!!
Hoje há muito trabalhinho para fazer ISTO! portanto o almoço foi um reunir de sobras e coisinhas do congelador. Ainda assim acho que ficou delicioso!!!

Tinha sobras desta massa fresca de limão e malagueta, pontinhas feias que não entram nos pacotes, e resolvi aproveitar e fazer uma sopa quentinha para resistir melhor à neura que é um dia destes!!!
 Peguei num bocadinho de frango assado que tinha no frigorífico e derreti o molho numa caçarola, onde juntei água, gengibre ralado e uma pontinha de sal.
Enquanto a água fervia e não fervia, cortei um pimento encarnado, abandonado por duas semanas, em juliana, desfiei o frango, cortei uma lima em gomos e tirei um punhado de ervilhas do congelador.
A água ferveu e vai de lhe juntar a massa, esperar 1 minuto e juntar os frango, pimentos e ervilhas.
3 ou 4 minutos depois desliguei o lume, juntei montes de sumo de lima e piquei um bocadinho dos coentros que me restam no vaso!
Consegui controlar-me para tirar estas fotografias and then... I dug in!
Estou agora a acabar e já me sinto com mais coragem para atacar a tarde de trabalho que está à minha frente!
E por aí, qual o prato que restablece forças?
Que tal?
<3 jo

11 January 2013

Mais massa fresca!

Mais massa fresca... Não me canso! Assim como do bacalhau... Andamos quaaase em produção industrial de receitas de bacalhau, por isso aqui vai mais uma.
Os pratos que vou servir vão ser frios ou mornos, e este ravioli, ao contrário do que se vê normalmente, fica lindamente morno ou mesmo frio, com o molho também frio.
Depois da massa estendida (usei esta massa de alho), cortei círculos com o cortador simples, depois pus uma colher de café cheia com esta mistura:
. bacalhau cru cortado em brunesa
. salsa frisada picada
. sumo de limão
Fechei o ravioli. Pode-se fechar como preferir, eu costumo "dobrar" o círculo a meio e depois "colar" as pontas. Sempre com a ajuda de um bocadinho de água ou gema deslaçada. Depois é só cozer 3 a 4 min. Et voilá! Arrefecer.
Para o molho de pimentos, usei cebola, alho e pimentos encarnados, com um raminho de tomilho, azeite, sal e pimenta. Deixar reforgar tudo e triturar quando os pimentos estiverem bem cozinhados.
O ravioli serve-se com o molho de pimentos frios e salda picada por cima!

Espero que não estejam a enjoar bacalhau, eu estou quase quase!!
Que tal?
<3 jo

10 January 2013

Muuuuuuita pasta!

Olá a todos! 
Convido a conhecerem esta nova página, para quem tem Facebook, e a fazer um mega like!
Acabei de a fazer, aceitamos encomendas e os novos sabores vão aparecendo! Massa fresca, seca em casa e sempre com ingredientes verdadeiros!
Que tal? Vão acompanhando :)
<3 jo

o "fiel amigo" não desaponta

Desde há muitos anos que o bacalhau é o pão nosso de cada dia no nosso país.
Inicialmente comida de ricos, depois de pobres... Assim vai ziguezagueando acabando por se tornar popular em todas as classes e gerações.
Ando muito inspirada por este peixe e pelas várias caras que se lhe pode dar. Cru, cozido, assado, defumado, marinado, em açordas, grelhado, curado, seco... You name it! O livro mais recente do Chef Vítor Sobral, em parceria com a Norge, fala disso mesmo. São 500 receitas de bacalhau que, na minha opinião, inspiram a criar outras tantas! E é isso que tenho andado a fazer...!
Hoje foi uma sopa de Línguas de bacalhau. Não muito conhecidas na gastronomia tradicional, as línguas do bacalhau costumam vir em caixinhas de plástico, demolhadas em água com sal. Demolham cerca de 1 dia e meio, não esquecer de ir trocando a água (provar e se ainda estiver muito salgado, deixar de molho!), e depois podem ser consumidas logo ou congeladas.
Para esta sopa suei cebola e alho em azeite, juntei louro queimado e uns raminhos de tomilho. Depois de translúcido, adicionei as línguas de bacalhau, sal a gosto e ralei uma pontinha de gengibre para dentro da panela.
A seguir a refrescar com vinho branco, juntei um caldo de bacalhau simples e deixei ferver em lume brando até estar bem cozido.
Quando cozem, as línguas largam uma viscosidade que, quando trituradas para esta sopa, dão uma textura muito agradável, principalmente depois de passar o creme por um passador chinês.
Deixei arrefecer enquanto preparava um guacamole tradicional, que triturei e o qual juntei gelatina, para  depois desenformar e cortar apenas uma espécie de palito que pus dentro da tigela com coentros ciselados. Adicionei a sopa e está pronto a servir!

Que tal?
<3 jo

07 January 2013

A Tartine no Chiado | Lisboa


Bom dia! 
Andei a passear pelo Chiado... Tão bom! Há muito tempo que não havia tempo para passeios. A tarde estava a escurecer e aproveitámos as luzes de Natal, o jazz que tivémos a sorte de ouvir, entrar e sair de lojas só para espreitar e quaaaase caí na tentação de comprar mais um livro de cozinha "Mon Cours Culinaire", alguém conhece?
Depois lanchámos.
Sumo de laranja natural e iogurte bio com granola na Tartine, padaria-pastelaria ao pé do Largo de S. Carlos.
Fui lá só para confirmar os rumores... É mesmo um bom spot!
O padrão de flores da agenda que comprei na ZaraHome. Mesmo que daqui a uns meses já não lhe toque, sabe sempre bem ter a vida organizada, escrever tudo o que faço, colar cartões e memórias, nem que seja metade do ano! A verdade é que em Janeiro prometo sempre que vou ter a agenda organizada até Dezembro, mas até agora só cumpri um ano. A ver vamos se é desta!
Qual o vosso sítio preferido para passear? E a Tartine, conhecem?
Que tal? :)
<3 jo

06 January 2013

Tagliatelle de Alho & a gift back

BOM DOMINGO!
Ontem fiz isto, isso, aquilo e... massa fresca!
Experimentei uma receita com alho, que inicialmente levava 1 ovo para 200gr de farinha mas correu mal. É assim, c'est la vie...! Claro que eu, armada em carapau de corrida, não segui a receita certinha, e em vez do ovo inteiro desatei logo a substituir por 2 gemas, porque gosto da massa mais amarela, e prefiro a gema em sabor... etc etc etc. Fiz asneira! E para a remediar fui juntando mais gemas até completar as 5 e assim "instaurei" esta nova receita (que até ficou boa mas) que não deixa de ser apenas o remédio do desastre!
Chega de conversas...
Escaldo o alho durante 5min or so em água a ferver sem mais nada. Escorro.
No robot de cozinha desfaço o alho e as gemas até estar beeem trituradinho.
Junto a farinha e o sal (fino) e ligo o robot até se começar a formar uma bola.

Depois é a velha história, 30min pelo menos no frigorífico embrulhado em película, dividir em porções e esticar na máquina. A seguir pode pôr o aparelhómetro para cortar em tagliatelle, era o que eu teria feito, mas esqueci-me e pus-me a limpar a máquina a pincel... Por isso quando me lembrei, enrolei a massa esticada bem enroladinha e cortei "fatias" que depois de desenroladas ficaram um bonito tagliatelle caseiro. Voilá!
 Pus as tirinhas a secar num dos meus presentes de Natal do F. - StendiPasta da Imperia - até hoje de manhã e foi só tirar e acondicionar bem no pacote! Não fiz muuita quantidade (100gr. de farinha é o peso standard para uma refeição para uma pessoa) e por isso resolvi dar de presente a quem me deu o presente a mim! Hope he likes it <3
Que tal? Quem quer experimentar? (também dá para esticar com rolo e muuita farinha!)
Um resto de bom Domingo!
<3 jo

05 January 2013

Rillettes de bacalhau


Bom fim-de-semana!

Hoje estive em experiências com bacalhau... Daqui a uns dias vou fazer 5 canapés com a mesma proteína e estive a organizar ideias!
De um caldo, sobraram as postas baixas que usei para aromatizar e assim desfiz a carne em lascas, sem espinhas nem pele (que usei para um crocante, super easy, só pôr a pele no forno a 100-150ºc, em cima,  com azeite et voilá!) e reservei ao lado.
Cebola e alho bem picadinhos foram para o tacho com uma colher generosa de manteiga, meia folha de louro e umas hastes de tomilho. Já translúcidos, juntei-lhes o bacalhau e ia mexendo com um rapa (salazar?!) para desfazer o bacalhau e ao mesmo tempo tentar que não perdesse textura.
Já com algum aroma do tomilho e do louro, retiro o último e junto duas colheres, também generosas, de gordura de ganso. A gordura foi derretendo e, sempre a mexer, ia incorporando o seu sabor nos outros ingredientes. Antes de desligar o lume, juntei mais tomilho (sempre fresco) e raspas de limão.
Guardei numa tacinha e pus no frigorífico até arrefecerem.

Servi em cima de torradas acabadas de fazer, depois de lhes ter raspado um dente de alho e deitado um fio de azeite.
O sabor do bacalhau ficou super suave, acaba por ser um bom spread para entreter visitas, mesmo para quem não é muito amigo deste peixe!
As rillettes conservam-se bem no frigorífico durante várias semanas num frasco de vidro. Devido ao facto de levarem muita gordura os bichinhos não entram!

Que tal?
<3 jo

03 January 2013

L´Homard!

 Sem dormir ando em experiências fora d'horas...
Desde estes cartões de Natal que vou misturando palavras e frases em algumas fotografias... Ando a ver como se faz, as letras que posso usar, contrastes que gosto... etc!

Fotografei estes lavagantes onde estive a trabalhar, durante os dias de preparação para o jantar de Passagem de Ano. Digam lá que não têm um aspetaço?
O que acham de palavras ou frases com fotografias? preferem alguma das duas imagens?
Bom ano! <3 jo

02 January 2013

Chapitô | Lisboa

 Bom ano a todos os que passam por aqui! 
Tenho andado para um lado e para o outro que nem uma barata tonta! 
Já para não falar do Natal que é sempre uma correria e da passagem de ano que implica sempre alguma preparação, durante estes dias estive a trabalhar num espaço novo, para aprender mais coisas e conhecer outros ares. Gostei imenso!
Num desses dias pude sair mais cedo para um jantar de família. Chapitô.
Com outras mãos a tomarem conta do espaço e as do Chef Bertílio Gomes na cozinha, ficaram só mesmo as sobras para contar a história.
Arroz de marisco para dividir e com muito camarão como espera o cliente!
Bochechas de porco (que não me lembro se era preto ou branco) muito tenrinhas com amêijoas e batatas a acompanhar.
 Uma carta pequenina, que por isso mesmo deu para explorar quase toda, inspirada em sabores portugueses, das entradas aos principais e chegando às sobremesas. Mas, com toda a sinceridade, os preços de turista já quase nos fazem sentir desconfortáveis na nossa própria cidade. Compreendo o sítio, a vista... E mesmo a quantidade de turistas que por lá passam e pagam bem os preços.. Enfim, foi só um desabafo!!
Posta de bacalhau frita com migas de tomate

Que tal? Já experimentaram o Chapitô?
<3 jo