21 July 2013

Bolachas decoradas

Acho que toda a gente tem aquela receita de bolachas que sai sempre bem. Vem alguém jantar, queremos levar um miminho a casa dos amigos, a avó está doente ou simplesmente para nós no sofá. Esta é daquelas receitas que funciona sempre, que não "derrete" no forno (tive uma experiência dessas no Natal com uma receita nova...iey), não é demasiado doce e fica lindamente com café. Ou chá. Ou leite. Ou.... You name it.
Num dia em que a M. queria ir à piscina mas estava calor demais, ligámos o forno para estas bolachas de manteiga, que depois decorámos com glacé. Foi quase tudo feito por ela (eu só dei uma mãozinha e tratei do tira-põe do forno), de tão fácil que é!
Vejam:

 Fizémos metade da receita que pede:
500g farinha
200g açúcar
200g manteiga
2 ovos

Pode-se aromatizar com o que preferir: raspa de limão, laranja, lima, morangos desidratados, alfazema, canela, tomilho, malagueta em pó, queijo parmesão ralado para versões salgadas. Nós pusémos baunilha, cerca de 1/5 de uma vagem.
Bata bem a manteiga com o açúcar e junte os ovos 1 a 1 até ter um creme fofo. Junte a farinha de uma vez e vá incorporando bem com um salazar.
Estenda uma parte da massa e dê a forma que quiser. Se estiver muito mole basta pôr no frigorífico uns minutos para a manteiga enrijecer.
Decore com confettis de bolos antes de ir ao forno, se gostar. 
As bolachas vão ao forno a 180ºc até estarem douradinhas.
 Depois de as bolachas arrefecerem decorámo-las como se pode ver na primeira fotografia. Para isso usámos:
1 clara
açúcar em pó
1 colher de sumo de limão
corantes alimentares líquidos

Juntámos açúcar aos poucos até acharmos que tinha uma boa consistência. Mexendo bem, a pasta passa de uma cor esbranquiçada para branca. Depois é só fazer as cores pretendidas e começar! Cá por casa não há cromices de bolos, bolachas decoradas etc por isso usámos colheres, palitos e cotonetes, a M delirou!
A M. deu bolachas aos pais, ao bivós e nós cá por casa já acabámos as que sobravam! 
Que tal?
 <3 jo

7 comments:

adorava saber o que achou!